quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Criando enquetes e formulários online através do Google Docs


Uma forma prática de criar enquetes e pesquisas foi inaugurada recentemente pelo serviço Google Docs (http://docs.google.com).

O Google Docs é uma espécie de suíte de aplicativos online bastante semelhante ao Microsoft Office e ao OpenOffice.org/BrOffice.org. O serviço da Google possui editor de textos, editor de planilhas eletrônicas, editor de apresentação de slides e ainda ferramenta para criação de formulários (enquetes).(Fonte: Baixaki)

Em seu blog, Outras Palavras, Antonio Passos disponibilizou uma apresentação mostrando passo-a-passo como utilizar o Google Docs.


Um breve resumo de como criar um enquete:

Comece criando uma nova planilha e salvando-a. Depois, clique na aba Compartilhar e escolha a opção Para Preencher um Formulário, na seção Convidar Pessoas. Pressione o botão Começar a Editar Seu Formulário. Na janela que aparece, digite o texto da pergunta no campo Título da Pergunta. A resposta pode ser em texto livre ou permitindo uma ou múltiplas escolhas em valores predefinidos, conforme a opção no campo Tipo de Pergunta. Depois, se há itens predefinidos, preencha-os nos campos seguintes. Pressione o botão Salvar e, depois, Escolha os Destinatários, teclando o e-mail dos que vãos responder a pesquisa. Os campos das respostas recebidas deverão ser automaticamente adicionados à planilha. Se quiser, crie um gráfico com base nas respostas e publique-o numa página para mostrar os resultados em tempo real. (Fonte: Revista Info).

Um comentário:

  1. Ainda não sei usar o gooogle docs, talvez com essa orientação eu consiga. Abraços

    ResponderExcluir