sábado, 8 de agosto de 2009

Café ... uma bebida que faz bem!


Sempre ouvi dizer que café faz mal à saúde devido a cafeína... Mas sempre ignorei esse fato e tomo café várias vezes ao dia e olha que não fumo. Mitos à parte e uma alta dose de "lenda urbana", o café só faz bem! O café possui mais minerias que qualquer outro alimento. Isso é prejudicial?? Acho que não! Pelo contrário, faz bem!

Acordar de manhã e tomar o famoso "pingado". No trabalho, mais uma xícara ou copinho de café para começar bem o dia. Logo na primeira reunião do serviço ou quando um problema está difícil de ser solucionado, o cafezinho é ritual obrigatório. A gente pára, toma um café, relaxa e pronto! Aquela aliviada! Depois do almoço, a bandeja com a garrafa de café virou passagem comum depois de pagar a conta. Mais outras xicaras devem acompanhar os lanches da tarde e da noite.

O Globo Reporter, programa da Rede Globo, exibiu uma reportagem explicando os benefícios do café. Veja o video abaixo...




A Revista Espaço Aberto procurou especialistas na área de nutrição e coração que garantem: quatro xícaras diárias não trazem nenhum mal. Pelo contrário. "Algumas substâncias do café ocupam no cérebro os mesmos lugares que ocupam, por exemplo, a nicotina e algumas drogas como a cocaína, e podem ser úteis para tratar pessoas com depressão", afirma Luiz Antônio Machado, médico do Instituto do Coração (INCOR).

Os estudos realizados no exterior, entretanto, detectam sustâncias que podem ser importantes para a saúde, como os minerais potássio, magnésio, cálcio e ferro; aminoácidos; lipídios; açúcares; vitamina B e ácidos clorogênicos. Uma dessas pesquisas mencionadas por Silvia Cozzolino, professora do Departamento de Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, provou que esse tipo de ácido reduz a incidência de dependência de drogas.

Até as escolas hoje estão servindo café com leite aos alunos. Com isso, os alunos tem um rendimento melhor durante a aula.

"O estudante que toma café com leite, comparado ao que não toma, tem melhor desempenho na escola, rende mais. Ele se alimenta e fica mais atento para a aula. Assim, ele aprende mais", diz o médico Darcy Lima, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).




3 comentários:

  1. Oi Amilton! quanto tempo...rsrs
    Olha gosto muito de café ... mas infelismente tenho gastrite. Não posso com a cafeína. Queria
    desfrutar das coisas boas que o café proporciona, mas no meu caso só dá dor no estômago. Aff! Mesmo assim, como disso, amo café. Vire e mexe eu tomo um!!! Só unzinho!!!!

    bjos e um excelente final de semana para vc!!!!

    ResponderExcluir
  2. sou viciada em café, agora..., sem medo de ser feliz!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO AMO AMO café, eu assisti a reportagem na Globo 6a,f pp, e adorei que os implicantes tomaram um balde de água fria.

    Quero dizer o quanto fiquei emocionada com seu comentário sobre seu filho! COmo fazemos coisas simples e dão o maior valor!

    Beijocas

    ResponderExcluir