terça-feira, 18 de agosto de 2009

19 de Agosto ... Dia Mundial da Fotografia e do Fotógrafo


A fotografia é um momento único onde registramos aquilo que nos chama atenção. Uma pessoa, um objeto, um carro, a natureza, um planeta, um vírus, uma poeira, etc etc etc.

Gosto muito de fotografias... as antigas então me fascinam mais. Hoje em dia, qualquer pessoa pode ser um fotógrafo. Basta ter uma câmera ou um simples celular - hoje em dia quase todos tiram fotos - e pronto! Se viu algo interessante que mereça um registro, pega-se o aparelho rapidamente e então sem pensar duas vezes... click! Pronto, depois passamos para o computador e guardamos pra sempre ou pelo menos por um bom tempo.


Uma breve história da fotografia...

A fotografia não é a obra final de um único criador. Ao longo da história, diversas pessoas foram agregando conceitos e processos que deram origem à fotografia como a conhecemos. O mais antigo destes conceitos foi o da câmara escura, descrita
pelo napolitano Giovanni Baptista Della Porta, já em 1558, e conhecida por Leonardo da Vinci que a usava, como outros artistas no século XVI para esboçar pinturas.

O cientista italiano Angelo Sala, em 1604, percebeu que um composto de prata escurecia ao Sol, supondo que esse efeito fosse produzido pelo calor. Foi então que, Johann Heinrich Schulze fazendo experiências com ácido nítrico, prata e gesso em 1724, determinou que era a prata halógena, convertida em prata metálica, e não o calor, que provocava o escurecimento.


A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1825 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judéia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Nièpce chamou o processo de "heliografia", gravura com a luz do Sol. Paralelamente, outro francês, Daguerre, produzia com uma câmera escura efeitos visuais em um espetáculo denominado "Diorama". Daguerre e Niépce trocaram correspondência durante alguns anos, vindo finalmente a firmarem sociedade.

Após a morte de Nièpce, Daguerre desenvolveu um processo com vapor de mercúrio que reduzia o tempo de revelação de horas para minutos. O processo foi denominado daguerreotipia. Daguerre descreveu seu processo à Academia de Ciências e Belas Artes, na França e logo depois requereu a patente do seu invento na Inglaterra. A popularização dos daguerreótipos, deu origem às especulações sobre o "fim da pintura", inspirando o Impressionismo.
(Fonte: Wikipedia. Para saber mais acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia)





Comemoram-se nesse dia também, o Dia do nascimento de Joaquim Nabuco (1849), o Dia Mundial Humanitário e o Dia do Artista de Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário