quarta-feira, 24 de junho de 2009

Carga tributária no Brasil - Que absurdo!

Criada em junho de 1999, em Porto Alegre, a Associação da Classe Média – ACLAME é uma ONG apartidária com atuação na valorização da livre iniciativa, no desenvolvimento sustentável e na promoção da justiça tributária, idéia de um grupo de cidadãos indignados com o comodismo e o isolamento assumido pela classe média brasileira, principalmente nas últimas décadas.

Tendo à frente o arquiteto Fernando Bertuol, a ACLAME organiza ações e campanhas para conscientizar as pessoas sobre seu papel na sociedade, especialmente no que diz respeito ao pagamento de impostos e o retorno destes para a população. Foi adotado o bordão Chega de Tanto Imposto, que rapidamente recebeu a aceitação do público e ganhou as ruas em adesivos e cartazes.

Veja abaixo, alguns exemplos da carga de impostos que pagamos em nossas compras.


Veja a tabela completa no site da ACLAME.

E o Presidente Lula ainda defendeu, nessa semana, nossa carga tributária! Se ele fosse um trabalhador comum e pagasse suas contas com seu salário, com certeza não diria isso. Lamentável tal declaração.

Um comentário:

  1. No meu entender, é numa divulgação didática do que significa para os bolsos a carga tributária que se conseguirá despertar o interesse das classes mais desfavorecidas.
    O povão vive na ilusão de que como não sofre prá fazer declaração de imposto de renda (porque não a tem), é só o mais rico quem paga todas as contas, sustenta o congresso, etc.
    É preciso que todo esforço seja tentado para que desperte a cidadania do povão, porque é através de subornos que as oligarquias o manipula.

    ResponderExcluir